Como Plutão se move tão lentamente, levará algum tempo para compreendermos realmente as implicações deste poderoso trânsito. Plutão entrou brevemente em Aquário em 2023 (de 23 de março a 11 de junho) antes de retornar aos últimos graus de capricórnio. Este ano, entrou novamente desde 20/01 onde permanecerá até 8 de março de 2043.

O que Plutão representa?

Plutão investiga os profundos tabus das nossas vidas, explorando o que está oculto – é o prenúncio de mudança e transformação. Nomeado como o governante do submundo representa tudo o que existe abaixo da superfície do indivíduo e da sociedade, inclusive “agendas ocultas”. Também representa a incrível pressão que se desenvolve a um nível subterrâneo e o que acontece quando essa intensidade é libertada. Em última análise, Plutão trata de trazer à tona a verdade e o poder, removendo as camadas para identificar as raízes ocultas do que é manifestado no mundo físico.

Urano, Netuno e Plutão são chamados de planetas “transpessoais” ou “geracionais”, o que significa que suas influências são de longo prazo e influenciam uma geração. 

E desses corpos celestes, Plutão tem a órbita mais longa e de maior impacto. O toque de Plutão não é delicado; de fato é uma transformação semelhante a morte e renascimento. Metamorfose, alquimia, transmutação – esse é o caminho plutoniano.

Compreendendo o trânsito anterior (plutão em capricórnio nos últimos 15 anos)

Em outubro de 2008, quando Plutão entrou em Capricórnio (signo associado às grandes empresas, ao poder corporativo e às estruturas econômicas), houve a crise imobiliária americana, levando-nos a examinar a fragilidade das estruturas econômicas tradicionais. Esse trânsito também revolucionou algumas instituições e sistemas. A primeira criptomoeda descentralizada foi criado em 2009 e até hoje vem ampliando e atraindo investidores.  Aconteceu a Pandemia em 2020 quando houve um alinhamento de planetas em capricórnio (Júpiter, Saturno e Plutão). coronavírus que trouxe muito isolamento (outra característica de capricórnio) gerou um grande impacto não somente no nível sanitário, mas político e também muito forte no campo econômico

Aliado a isso, Urano entrou em Touro (2018 a 2026) que vem gerando rupturas no que tange a estabilidade financeira, nos convidando a criar novas maneiras de lidar com a economia global e individual. Com advento da Pandemia (planetas alinhados em capricórnio) e a influência de Urano em touro e depois logo Saturno entrou em Aquário (2020 -2023) deu um impulso muito grande nos negócios via internet e o trabalho remoto ganhou mais força, mas ainda assim não conseguimos fazer mudanças mais profundas nas estruturas sociais. A concentração de renda continua nas mãos de poucos – agora concentra naqueles que dominam o mundo virtual das redes sociais e das grandes plataformas de produtos digitais.  

O que podemos esperar de plutão em aquário? 

Depois de um longo trajeto por Capricórnio, influenciando instituições, organizações e impérios globais, a viagem de Plutão agora em Aquário, (como todos os signos de ar do zodíaco: Gêmeos, Libra e Aquário), influencia os relacionamentos. No caso aquário, especificamente amigos, comunidade, redes e também rege a organização social e política. 

Governado por Urano, Aquário é motivado pelo cuidado coletivo, pelo humanitarismo e por questões sociais de grande escala, e está associado à rebelião e à revolução, juntamente com avanços científicos, exploração espacial e conquistas tecnológicas. À medida que a IA continua a avançar, podemos esperar ver uma presença crescente do uso de robôs, com seus efeitos positivos e também negativos. Revolucionário e com visão de futuro, Plutão em Aquário pode revolucionar desde estruturas governamentais até novas formas de interagir com a sociedade.

A última vez que Plutão esteve em Aquário foi de 1778 a 1798 e este período foi um divisor de águas na história da humanidade, com eventos importantes como a Revolução Francesa e a Revolta Irlandesa – os velhos sistemas já não funcionavam e o mundo queria uma ruptura.

Esta nova transição sugere potenciais mudanças de equilíbrio de poder, com o coletivo a ganhar mais influência. O poder global pode descentralizar-se, afastando-se de um país ou pequeno grupo para um grupo maior. Já podemos sentir um pouco disso na expansão dos Brics, que anteriormente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, convidou outros seis países para aderirem ao bloco. Mesmo havendo recusa de alguns países como Argentina, a expansão do bloco já está acontecendo em 2024. 

Segundo os seus líderes, o objetivo é fortalecer a luta por uma nova ordem mundial com diversidade, que acomode a pluralidade econômica, geográfica e política para superação das formas de desigualdade e maior cooperação. Há também um anseio que o Brics possa ser uma força motriz inclusive na promoção da paz e na defesa dos direitos internacionais – tudo isso está ligado ao signo de aquário. As palavras chaves de Aquário são: liberdade, igualdade e fraternidade, mas isso exigirá dos líderes e de cada um de nós uma nova postura no coletivo, onde conexões e uma série de eventos que apoiam um tema de vida mais altruísta possam se manifestar. 

Esta mudança também inaugurará uma nova era de conectividade. Numa escala mais ampla, podemos sentir-nos atraídos por atividades humanitárias que se alinhem com os nossos valores e objetivos. 

À medida que Plutão transita por Aquário, estamos nos preparando para abraçar uma onda de mudanças rebeldes, inovadoras e socialmente motivadas. Esta mudança cósmica nos convida a nos adaptar e crescer de forma que nos alinhemos com a energia progressiva de Aquário. 

 Sim, haverá algumas dores de crescimento, mas para avançarmos temos que transcender os velhos padrões. É possível uma mudança na dinâmica social, acompanhada por um profundo crescimento pessoal que incentiva a mergulharmos nas profundezas, desvendando mistérios sobre nós mesmos e o que nos rodeia. Embora isto possa parecer ameaçador e intenso, é crucial ver este trânsito como uma oportunidade para abraçar a intensidade que visa a transformação. 

Quem será impactado por plutão em aquário?

Todos. Lembre-se, Plutão é um planeta transpessoal – terá impacto sobre todos nós no nível social, em nível global. No nível individual, Plutão em Aquário nos incentiva a fazer a transição para nos tornarmos inovadores numa área específica, ou seja, na casa astrológica que transitar, dando-nos a oportunidade de avançar e fazer mudanças profundas. Para aqueles com planetas pessoais ou ascendente em Aquário certamente experimentarão o movimento de Plutão de forma ainda mais aguda. Sentirão o chamado a transformar radical e drasticamente com o comprometimento de incorporar a versão mais evoluída de si mesmo. Eles terão oportunidades de revolucionar as suas vidas de dentro para fora e serão chamados a permitir que o trabalho interno que estão fazendo transforme todos os aspectos da sua realidade. Por exemplo, se alguém tiver Mercúrio em Aquário (representando a comunicação), a maneira como irá se expressa mudará radicalmente nas próximas duas décadas. Também sentirão mais impacto as pessoas com sol, lua ou ascendente em leão, escorpião e touro, quando Plutão em aquário transitar no grau que faz quadratura ou oposição com essas posições no seu mapa natal. 

É claro que, com um trânsito que ocorre em média a cada 248 anos, há muitas incógnitas. Será que isso finalmente produzirá a Era de Aquário tão esperada? Ou iremos ver efeitos da IA desonesta e dos algoritmos das redes sociais inclinando o mundo para o eixo da extrema direita? Ou será que os conflitos geopolíticos fomentarão mais guerras como uma forma de resistência às mudanças? 

Caso isso ocorra, paralelamente podemos esperar um aumento do ativismo social reagindo aos desmandos dos governantes – o que já está ocorrendo. O que vai acontecer em nível global depende muito também do trabalho interno de cada indivíduo em termos de expansão de consciência. É a soma das consciências individuais que pode enfim construir um mundo melhor. E lembre-se, Plutão traz as mudanças necessárias para nossas vidas, mas temos que permitir que o que está no oculto seja transformado e integrado.

Todos seremos afetados pela dança de Plutão em Aquário – não necessariamente de forma negativa. Portanto abrace esse trânsito com abertura, faça seu trabalho interno e dê boas vindas às mudanças!   

Soraya Vidya –  astróloga desde 1988, com ampla experiência em análise de mapas astrológicos e foi instrutora de cursos de formação em Astrologia do Autoconhecimento na UNIPAZ.