Em 7 de março de 2023, Saturno entra em Peixes onde permanecerá até 13/02/2026. Isso é importante para todos, pois trata-se de uma influência astrológica que não ocorre há quase 30 anos, que traz grandes implicações coletivas e pessoais. 

Saturno na Astrologia

De todos os planetas da astrologia, Saturno é o mais temido e respeitado porque tudo o que toca muda para sempre. Afinal, este planeta domina limites, restrições, disciplina e, claro, o próprio Karma. Ele dita leis coletivas com a finalidade de trazer um senso de ordem. Saturno representa as nossas estruturas importantes para evitar colapso e o caos. 

Conhecido como o ceifador das ilusões, Saturno apresenta as lições mais difíceis, mas também as maiores realizações. Por mais difícil que seja o planeta, Saturno desafia como um professor sábio – os testes que ele faz são para ajudá-lo a evoluir. 

No nível coletivo, Saturno representa o compromisso, bem como as regras e regulamentos estabelecidos. Em um nível pessoal (dentro de seu próprio mapa natal), Saturno representa seu senso de responsabilidade, sua capacidade de construir algo significativo para si mesmo e para os outros.

Mudanças de Saturno em Capricórnio e em Aquário nos últimos 5 anos 

Fazendo uma retrospectiva observa-se que entre 2018 e 2020, Saturno esteve em Capricórnio e, depois, entre 2020 e 2023, o planeta esteve em Aquário, ambos signos regidos por Saturno. Ou seja, a atuação de Saturno na sociedade pode ficar ainda mais evidente. Como esse planeta representa a economia, as instituições governantes, a administração, a política, autoridades, o impacto também se deu nesses setores. Nos últimos cinco anos Saturno foi incrivelmente forte com o advento da Pandemia que trouxe consequências no nível social e econômico. Foi um duro teste para a sociedade sobre limite, austeridade e isolamento. E, na sequência quando entrou em Aquário, muitas turbulências na área da política. 

As mudanças que Saturno em Peixes trará e como enfrentá-las

Peixes é emocional, intuitivo, psíquico e focado no seu próprio mundo interior e sua mutabilidade dá a Peixes uma propensão para mudança e transformação. Está ligado ao autoconhecimento, espiritualidade, aspectos da saúde, principalmente saúde mental, cinema, música, artes em geral. Todas essas áreas podem passar por um processo de estruturação e novas manifestações com Saturno entrando em Peixes. Isso aconteceu nos anos anteriores, (1965, 1996) ou seja, houve várias reestruturações e criações no mundo do entretenimento quando Saturno entrou nesse signo.  

Embora Saturno ame a estrutura, Peixes é mais sobre sonhos e criatividade, então esse acontecimento astrológico marca um momento em que podemos usar a criatividade de uma maneira concreta, tangível que vai influenciar uma geração.

Peixes tem tudo a ver com finalização de ciclo, perdão, compaixão, amor incondicional e seguir em frente, pois este é o último signo e simboliza uma fase que chega à conclusão. Quando Saturno se move através deste signo transcendente do zodíaco, ele pede que você crie uma distância saudável do passado que não serve mais ao começar a abraçar novas possibilidades.

Peixes é oceânico, sonhador, não aprecia limites. Quando Saturno se move para Peixes, isso significa que todos nós podemos tirar nossos óculos cor de rosa e fazer uma verificação da realidade, o que é bom, pois enfrentar a realidade é uma experiência transformadora. Vamos precisar ser realistas, traçar metas e arcar com as consequências.

É provável também uma crise nas religiões ou que seja reformulada uma nova maneira de como lidamos com espiritualidade. Talvez aquela estrutura saturniana na qual você tinha muita fé não esteja correspondendo às suas necessidades.

Um outro aspecto é que Saturno simboliza o coletivo mais vulnerável, os excluídos e esse transito pode trazer uma responsabilidade maior com esse grupo de pessoas que precisa da solidariedade responsável de todos.  Mas Saturno pode trazer mais senso de realismo para que o desejo deste signo de se conectar com o misterioso e o transcendente não seja escapismo e o impulso em querer ajudar não se transforme em martírio, observando os limites e estruturas necessárias que Saturno exige.

Importante observar no mapa individual qual a casa que Saturno vai transitar em peixes e cada pessoa terá uma data bem específica para esse trânsito em determinada “casa astrológica”. Saturno é um planeta lento, portanto o processo de transformação ocorre de maneira gradual, mas profunda e transformadora. 

Para as pessoas com sol, lua ou ascendente em peixes, os efeitos vão além do transito na casa (área da vida), mas também na conjunção com esses pontos do mapa. Nesse caso, dobre o amor próprio e seja gentil consigo mesmo, porque a energia de Saturno pode não ser fácil, mas a recompensa que ele traz é uma forma muito mais profunda de confiança e autoaceitação. 

Aprenderemos lições durante Saturno em Peixes sobre nosso propósito mais elevado, mas possivelmente enfrentaremos nosso desafio mais profundo. Este pode ser um período de tempo em que todos nós estamos sendo solicitados a nos aprofundar em nós mesmos. 

A forma mais elevada de atender seu anseio por transcendência da realidade concreta será algum tipo de prática espiritual, meditação ou expressar a criatividade através da dança, canto, teatro, escrita, etc. Qualquer coisa que permita que você se conecte com sua intuição e consigo mesmo.

Por último, lembre-se de que os trânsitos de Saturno podem afetar cada pessoa de maneira diferente, a depender do mapa natal individual e o nível de consciência de cada um. Se você lembrar da última vez que Saturno esteve em Peixes, entre 1994 e 1995, você pode refletir e ter uma pista sobre o que estava acontecendo em sua vida pessoal durante esse tempo.

Para alguns pode ser que Saturno em Peixes a experiência pareça uma  forma de imersão num “campo de trabalho espiritual”. Quando terminar, você terá amadurecido de inúmeras maneiras, porque as dores do crescimento levam a evolução. 

Soraya Vidya – é astróloga desde 1987, já coordenou vários cursos de formação em Astrologia, inclusive na Unipaz. É também terapeuta internacional na área do Tantra e Relacionamento.