Soraya Vidya

Como nutricionista e autora na área, encorajo meus alunos a fazerem escolhas alimentares saudáveis – uma forma mais ética e integral de cultivar e preparar o alimento, cuidar de si e do planeta e que possa nos ajudar na evolução espiritual. Neste caldeirão, misturam-se alimentos naturais, integrais, na forma e grãos, frutas, hortaliças, ervas, sementes, em diferentes cheiros, cores e texturas com poder nutridor, restaurador e curador – a alquimia e simplicidade para se desfrutar com prazer e vitalidade.

A forma de se alimentar não vai isoladamente definir nossa saúde, mas é um degrau importante como fator protetor e preventivo. Se alimentar de forma natural é também uma forma de revolucionar – uma possibilidade libertadora da engrenagem consumista baseada em modelos de produção socialmente injustos e insustentáveis. Não há necessidade de ser rígido e nem deixar que os hábitos alimentares o distanciem das pessoas queridas, mas por outro lado, não precisa desrespeitar suas opções em função dos outros. Busque harmonizar e conduzir com leveza e alegria seu estilo alimentar.

Nosso espírito, nossa mente, nossas emoções, nosso corpo e até nossa expressão genética são afetados pela comida que ingerimos. Mas nós não nos nutrimos do que comemos, mas do quanto digerimos e absorvemos, por isso é essencial evitar alimentos alergênicos e conhecer a base da nutrição saudável para que a digestão e absorção sejam completas.

Uma refeição tântrica contem beleza, amor, alimentos coloridos, naturais, aromáticos e energéticos para o nosso corpo. É uma alimentação que auxilia no rejuvenescimento com alimentos tônicos e com super alimentos que aumentam a vitalidade. Deve ser facilmente digerível e apreciada com relaxamento e prazer. O equilíbrio dos cinco sabores (doce, salgado, amargo,
picante e ácido), cores e nutrientes equilibram também o corpo sutil e o sistema de Chakras. Aprender a cozinhar e desfrutar do prazer nesse gesto diário de se nutrir é uma arte tântrica – uma forma de trazer consciência, amor e ampliar nossos sentidos através do paladar, tato, olfato e visão como ato de comunhão profunda com a natureza. Comer da maneira como vivemos e amamos! Acima de tudo agradecer a refeição e sempre que possível compartilhar dessa arte – uma oportunidade de oferenda para si e para o outro.

E que a mesa seja criativa, saborosa, saudável e abençoada! E que seja um deleite desfrutado de corpo e alma!

 

Receita do Suco Verde

Para começar bem o dia um suco verde como fonte de cálcio, outros minerais, vitaminas, enzimas vegetais, clorofila e muita energia vital. Além de saboroso e nutritivo é útil para desintoxicação. Há diversas variações na receita que inclui: folhas, legumes, raízes, brotos e sementes. O ideal é ter como base a água de coco e a maçã para dar o sabor doce, e o restante podemos variar conforme a disponibilidade de ingredientes do dia, de preferência orgânicos. Essa receita é muito rica em vitaminas, minerais (inclusive o cálcio), proteína e pré-bióticos essenciais para nutrir a microbiota intestinal.

 Suco Verde ou leite da terra

 –  Água de coco- 1 ud

– Polpa de coco – 2 colheres de sopa

– Maça  – 1 ud

– Folhas verdes: couve, rúcula, agrião, acelga, chicória, etc. (escolher de 2  à 3)

– Folhas aromáticas: manjericão, salsa, hortelã, salsa, etc (escolher de 1 à 2)

– Hortaliça crua: inhame ou batata doce ou abóbora ou cenoura (opcional, deixa o suco mais consistente) 1 pedaço grande

– Linhaça ou semente de chia – 1 c de sopa hidratada

– Yakon ou biomassa de banana verde – 1 fatia grande ou 1 cubo

– Gengibre – 1 fatia grande

– Broto ou semente germinada – 1/2

– spirulina ou clorella ou  moringa   – 1 colher de sobremesa

– Semente de girassol ou amêndoa ou castanha do pará (hidratar antes) – 1 colher de sopa  (opcional)

Usar sempre algum vegetal pré-biótico como: linhaça, chia, yakon, raiz de chicória ou biomassa de banana verde.

Bater os ingredientes no liquidificador, coar e depois acrescentar no final: spirulina ou clorella, a polpa do coco, mais a maça e liquidificar novamente. Esses últimos ingredientes não precisam ser coados. O que adoça o suco naturalmente sem precisar de açúcar nem mel são esses ingredientes: água de coco, maçã, folhas ou bulbo de erva-doce.

Obs: para se ter um conhecimento mais amplo sobre nutrição saudável e consciente conheça o livro Nutrição Vital: uma abordagem holística da alimentação e saúde.

https://tantraessencial.com.br/recursos/