Soraya Vidya

Assim como o Tantra, a expressão “massagem tântrica” tem sido usada de forma indiscriminada e pouco compreendida. Em muitas mentes, evoca-se apenas um tipo de massagem genital com liberação sexual. Há potencial de cura na massagem genital, mas também é possível a re-traumatização, dependendo da história de vida do cliente ou da falta de experiência do terapeuta. Para algumas pessoas antes de fazer a massagem direta nos órgãos genitais, que pode ser invasiva, é preciso um trabalho mais terapêutico anterior. Mas se há uma escolha consciente e as condições são adequadas, a massagem nos genitais pode trazer benefícios para a saúde sexual, considerando que é muito comum as dificuldades de orgasmos nas mulheres e de disfunções sexuais em homens.

No Brasil tem sido mais conhecido esse método de massagem tântrica nos genitais. No entanto, o papel da massagem no caminho do Tantra é muito mais amplo e profundo, com vários outros tipos de massagens tântricas as quais são vivenciadas nos nossos workshops e sessões.

O Tantra é em si um vasto caminho de vida para o despertar espiritual e o toque é parte essencial do trabalho de forma ampla. Antigos textos tântricos como Vigyan Bhairav ​​Tantra contêm 112 métodos de meditação, como meditar sobre os intervalos da respiração, como comer de forma consciente até os métodos de união sexual meditativa. Este texto antigo de 5000 anos inclui a meditação do toque:  “Doce princesa (diz Shiva a Shakti), enquanto é acariciada, entre na carícia como na vida eterna.” Se entramos na carícia totalmente, podemos ter um vislumbre da vida eterna além do mundo impermanente. Mas como dar e receber esse tipo de toque que nos traz uma experiência transcendente?

Há diversos toques no Tantra como: toques à partir das qualidades dos 4 elementos; ou das qualidades dos diferentes chakras; Técnica do Orgasmo Energético (de Andrew Barnes); Massagem Taoísta; Massagem do Tantra de Caxemira; entre outras. Essas práticas têm o enfoque tântrico de uma forma diferente, mas todos os tipos se utilizam de energia e vão desde o toque no campo sutil com roupa, até a massagem diretamente na pele que inclui o corpo todo. As energias yin e yang podem ser estimuladas  e circuladas através da coluna, no corpo energético e corpo físico. As pessoas podem até mesmo atingir experiências orgásticas no corpo inteiro através das diferentes técnicas.

Mas, na verdade, as experiências não se limitam ao prazer sensorial, pode ser uma experiência transformadora de se sentir relaxado em si mesmo e profundamente apoiado na presença amorosa de quem está lhe tocando.

A experiência e benefícios do Toque

É maravilhoso ser tocado, sentir cada tecido do corpo acordado, vibrando com vitalidade. Esse tipo de prazer não está disponível para a maioria, pelo menos em nossa cultura ocidental muito desprovida de toque. A massagem tântrica pode ser uma das experiências mais curativas e transformacionais.

Através dela se desenvolve um profundo contato bioenergético, de natureza bioelétrica, que aprimora a percepção e a sensibilidade. Recebi vários tipos de massagens tântricas em sessões e cursos desde a  massagem taoísta (que inclui áreas reflexas dos órgãos sexuais) no Centro do Mantack Chia na Tailândia, uma experiência curativa, também fiz o curso do método Deva Nishok, até o método do Orgasmo Energético de Andrew Barnes, que é mais sutil e envolve mais o corpo energético do que o físico, entre outros tipos.  Essas experiências me ajudaram a me conectar profundamente com o meu corpo e energia, a sentir mais e a estar presente. A experiência mais reveladora para mim foi a Massagem de Tantra de Caxemira, através do curso de imersão com Daniel Odier.

Na experiência de tocar o outro, observei que se o toque flui a partir da conexão do coração de forma sensível e amorosa, pode ser profundamente curativo. Muitos de nós carregamos a vergonha do corpo e a dificuldade de receber o cuidado do outro. Ser tocado com amorosidade é, em si mesmo, uma experiência de cura.

Acredito também que existe um enorme potencial de cura no próprio prazer. O prazer sensorial é uma resposta natural, necessária e completamente apropriada, com o potencial de sensibilizar o corpo, possibilitar liberação emocional além de auxiliar na auto-regulação.

O toque no Tantra é uma ferramenta que proporciona o fluir da energia corporal, estimula o sistema imunológico, o prazer e traz mais sensibilidade e presença. Pode ser, para alguns, uma maior capacidade de alegria e abertura ao êxtase espiritual. Ao reconstruir a vitalidade no corpo e despertar um sentimento de bem-estar físico, facilita a integração pessoal em direção a uma consciência mais ampla e profunda.

 Massagem Tantra de Caxemira

Oferecemos workshops de imersão em vários níveis de Tantra e em todos eles utilizamos vários tipos de toques dos mais sutis até a experiência mais completa   da Massagem de Tantra de Caxemira, integrada com a meditação do Tandava. Essa maravilhosa maneira de tocar o corpo vem do norte da Índia, a antiga tradição do Tantra Shivaismo da Caxemira há mais de 5.000 anos atrás, no vale do Indo. Os sábios aperfeiçoaram o toque com a soma de seu conhecimento dos seres humanos ao longo de milhares de anos até chegar a essa técnica poderosa.

No tantrismo, o corpo é concebido como um todo. Muitas vezes, tratamos os órgãos sexuais como separados e então, energeticamente, eles são isolados do resto do corpo. A maioria das pessoas ainda tem dificuldade de se sentirem íntimas com o próprio corpo, vê-lo como bonito, sensual e que pode ser honrado. Essa massagem de Caxemira propicia uma mudança nos velhos condicionamentos sexuais, que focam no fazer e no genital, para uma outra possibilidade – relaxar no prazer onde todo o corpo é tocado, a parte genital não é o foco e nem tampouco é evitada, ela é tocada da mesma forma que outras partes do corpo. Para alguns é uma experiência orgástica de corpo inteiro e para outros uma meditação silenciosa.

Durante essa massagem podemos liberar qualquer conceito e ideias diretivas e deixar fluir a intuição. Além de respiração consciente, a fluidez do movimento é essencial. Essa fluidez é praticada pela meditação Tandava (dança de Shiva) que é uma preparação para a massagem.

Aos poucos, a mente se acalma, relaxa o sistema com uma respiração natural e profunda mais consciente e livre. O Tantra de Caxemira é baseado na abertura do coração, quando corpo, mente e emoção estão integrados e as mãos deslizam no corpo do outro como uma dança, sem nenhuma intenção de estimular ou relaxar, de causar nada, apenas fluindo com as mãos a partir de um estado de presença amorosa.

Esse artigo teve o objetivo de ampliar o entendimento sobre a importância do toque e do conceito de massagem tântrica, visto que há várias modalidades da mesma e até mesmo várias abordagens da mesma técnica.